25 лет конца Советского Союза!

Meu querido amigo, Professor Danil Sergeev, posta uma foto da sua cartilha, dos seus tempos de escola primária. E lembra que hoje, há 25 anos, terminava a União Soviética, o mais extraordinário exemplo da "arte de inventar o futuro" (Marx), que a humanidade já teve.
Experiência que propiciou a criação de duas importantes nações, a China e a Rússia, que antes eram, como o Brasil, países cultural e economicamente atrasados, objeto da ganância de suas elites e do imperialismo. Experiência que propiciou também a libertação de muitos povos oprimidos.
Quase tudo que se fez de digno e positivo no século vinte foi iniciativa dos comunistas e da URSS, ou teve a decisiva colaboração deles, como a vitória sobre as forças satânicas do nazi-fascismo, que apesar de derrotado militarmente ainda preserva a sua capacidade de repetição. Assim como o racismo, a sexismo, a generalizada insegurança, a poluição ambiental, a degradação do trabalho, da cultura e da educação. Ignomínias que aprendemos a combater desde a nossa juventude, muito graças ao comunismo e ao internacionalismo.
Essa magnífica experiência, no entanto, terminou, devido à desenfreada, paranoica oposição do imperialismo e das forças do atraso e do Mal, mas também devido aos erros dos próprios comunistas, em particular dos líderes da União Soviética, que deixaram de lado a ousadia, renunciaram à 'arte de inventar o futuro' e, desprezando as práticas de direção coletiva, optaram por ser ainda mais conservadores que o inimigo de classe, e até mesmo tão corruptos quanto ele.
Deu o que deu, e hoje estamos todos oprimidos e confundidos nesta sociedade desigual, injusta, cruel e destrutiva.
Resta ainda clamar: 'Todo Poder aos Sovietes!'
Comentários
Postar um comentário